Você está aqui

MSF apoia combate à COVID-19 no Amazonas

15/01/2021
Colapso no abastecimento de oxigênio afeta assistência a pacientes do interior do Estado
Amazonas

Em função da grave crise humanitária que acontece em Manaus, Médicos Sem Fronteiras (MSF) enviará uma equipe à cidade para avaliar como podemos continuar apoiando o sistema de saúde do Amazonas. O colapso em Manaus, cujo aspecto mais grave é a escassez de oxigênio, afeta todo o estado, porque as localidades do interior não possuem estrutura para atendimento de pacientes graves e dependem de sua transferência para a capital.
 
Nossos profissionais que trabalham nos municípios de Tefé e São Gabriel da Cachoeira viram um aumento expressivo no número de casos de COVID-19 também no interior do Amazonas. Já há pacientes graves impossibilitados de serem removidos para unidades de terapia intensiva em Manaus, porque não há condições de a capital receber mais doentes.
 
Se a situação permanecer como está, o suprimento de oxigênio em Tefé irá durar apenas mais alguns dias, em meio ao aumento de casos mais graves. Mais de 60% dos pacientes com COVID-19 no hospital local precisam de oxigênio. Na semana passada, eram 30%. Sem as transferências para Manaus, estamos buscando novas alternativas que possam salvar vidas.
 
A situação no estado do Amazonas é cada vez mais crítica. A falta de uma resposta coordenada e orientações claras em nível nacional para responder à pandemia no Brasil continua gerando as condições para que mais cenários de caos como o que ocorre agora no Amazonas venham a se repetir em outros locais do país.
 
É importante lembrar que outros estados do norte do país, como Roraima, dependem da produção de oxigênio em Manaus e correm grave risco de sofrerem com a mesma escassez que agora coloca a capital do Amazonas em uma situação desoladora.
 
E para além de tentar cuidar de demandas urgentes nos locais onde a organização tem possibilidade de colaborar, cabe a MSF reforçar a necessidade de que todos adotem os cuidados de higiene e medidas de distanciamento social, que são os meios disponíveis e comprovadamente eficazes para conter o avanço da COVID-19.

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar