Iniciativa para aumentar acesso a medicamentos é adotada

Unitaid dá o sinal verde para que pool de patentes possa funcionar e atingir meta de aumentar acesso a medicamentos para HIV/Aids

Em um passo decisivo para melhorar o acesso a medicamentos em países em desenvolvimento, os diretores executivos da Unitaid, agência internacional de financiamentos em saúde, deram o sinal verde para que o pool de patentes para medicamentos de HIV/Aids comece a funcionar.

“Por mais que ainda seja cedo para dizer, o pool de patentes pode se tornar um mecanismo que sistematicamente ofereça licenças para produtores genéricos, reduzindo preços e facilitando a combinação de medicamentos de diferentes produtores em combinações de dose fixa ou em um só comprimido,” disse Dr Tido von Schoen-Angerer, diretor-executivo da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais do Médicos Sem Fronteiras.

A Diretoria da Unitaid decidiu organizar e financiar a agência de licenciamento que vai administrar o pool. Quando estabelecida, negociações formais com empresas farmacêuticas poderão ser realizadas.

“Essa é uma importante decisão, mas o pool será julgado de acordo com seus resultados para os pacientes”, disse Michelle Childs, diretora de Políticas e Advocacy em MSF. “Nós fomos encorajados pelas respostas positivas de diversas empresas dadas à nossa campanha de apoio ao pool. Agora que foi dado o sinal verde à criação do mecanismo, detentores de patentes precisam passar de suas manifestações generalizadas de apoio para um comprometimento firme e formal para os licenciamentos. Nós pedimos que eles o façam. Isso precisa acontecer rápido, já que o relógio continua correndo para milhões de pacientes.”

“A diretoria confirmou que o pool é para todos os países em desenvolvimento, mas como este é um mecanismo voluntário, o resultado final vai depender das decisões dos detentores das patentes. Países ainda podem usar os mecanismos legais disponíveis, como licença compulsória e leis patentárias voltadas para a saúde pública, para garantir que as pessoas tenham acesso aos medicamentos necessários que podem salvar suas vidas.”
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print