DNDi comemora 20 anos de P&D de tratamentos para doenças negligenciadas com evento no Rio

Fundada por MSF, a Organização Mundial da Saúde e cinco instituições de pesquisa de diversos países, incluindo a Fiocruz, a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa, desenvolve e disponibiliza tratamentos para doenças negligenciadas e está completando 20 anos em 2023.

Para marcar a data, a DNDi, MSF e a Fiocruz, coorganizaram um evento que foi realizado em 28 de novembro, na Fiocruz, no Rio de Janeiro, com a presença de ministros da saúde de países de América Latina, especialistas na área de P&D e representantes da sociedade civil e de pacientes para uma conversa aberta sobre avanços e desafios na luta contra doenças negligenciadas.

A DNDi nasceu da frustração dos médicos de MSF durante suas missões ao terreno quando se encontravam com pacientes diante de um cenário de medicamentos ineficazes ou tóxicos ou até mesmo da inexistência de tratamentos para doenças negligenciadas. Com a missão de descobrir e desenvolver medicamentos mais simples, seguros e eficientes para essas doenças, além de contribuir para a ampliação do acesso a tratamentos, a DNDi trabalha atualmente com mais de 200 parceiros (universidades, centros de pesquisa, indústrias farmacêuticas, ONGs e ministérios de saúde) em quase 50 países. Ao longo de seus 20 anos, a organização já disponibilizou 12 tratamentos para 6 doenças letais — malária, doença de Chagas, leishmaniose, HIV em crianças, doença do sono e hepatite C.

Convidamos vocês a conhecerem mais sobre o trabalho da DNDi que, como MSF, também conta com o apoio de indivíduos e outros financiadores para transformar vidas de populações negligenciadas: www.dndial.org

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print