5 fake news relacionadas à COVID-19

Cheque sempre a fonte das informações e siga as precauções recomendadas

Cheque sempre a fonte das informações e siga as precauções recomendadas

Notícias falsas podem se espalhar mais rápido do que o próprio coronavírus e ser tão perigosas quanto ele. Muitas informações imprecisas geram pânico ou o afrouxamento das medidas de prevenção e prejudicam o combate à pandemia.

Todos desempenhamos um papel importante em relação à nossa proteção e a do próximo. Conheça 5 fake news sobre a COVID-19 e ajude a impedir a disseminação de mitos e da doença:

1. Existe um medicamento específico para o tratamento ou a prevenção da COVID-19

Falso. Ensaios clínicos estão em andamento, mas, até o momento, não há nenhuma comprovação de que a hidroxicloroquina ou qualquer outro medicamento possa curar ou prevenir a COVID-19.

2. O consumo de álcool protege contra a COVID-19

Isso não é verdade. Além de não ter nenhuma relação com a prevenção da doença, o consumo nocivo de álcool debilita o sistema imunológico e aumenta o risco de danos à saúde.

3. Animais de estimação podem transmitir a COVID-19 aos humanos

Não há evidências sobre isso. Vários cães e gatos que estiveram em contato com humanos infectados testaram positivo para a COVID-19, mas não é possível dizer que esses animais possam transmitir a doença aos seres humanos e espalhar o vírus.

4. A COVID-19 só é letal em idosos

Falso. Idosos e pacientes com doenças crônicas correm mais risco de desenvolver formas graves da doença, mas pode haver mortalidade entre pessoas de todas as idades que contraem o vírus. No nosso centro de tratamento de COVID-19 em Aden, no Iêmen, por exemplo, as vítimas são majoritariamente homens entre 40 e 60 anos.

5. Só pessoas sintomáticas transmitem a COVID-19

Não. É importante saber que uma pessoa infectada pode levar até 14 dias para apresentar sintomas. Mas, mesmo sem os sintomas, essa pessoa pode transmitir a doença. Saiba mais sobre sintomas, prevenção e transmissão da COVID-19: https://coronavirus.msf.org.br/

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print