Você está aqui

Sobre MSF

Por que MSF não tem projeto no Brasil?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária que trabalha em situações de emergência provocadas por desastres naturais, conflitos, epidemias, desnutrição ou exclusão do acesso à saúde. Atuamos em contextos nos quais situações adversas afetam a vida e a saúde das pessoas e não há uma presença do Estado ou de outras organizações locais capazes de atender a essas necessidades. MSF já realizou projetos no Brasil de 1991 a 2009, em comunidades nas quais a violência fazia dos moradores reféns e impedia seu acesso à saúde.

Nos últimos anos, houve enchentes em diferentes áreas do país nas quais MSF não trabalhou. Por quê?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

Antes de iniciar uma resposta de emergência, MSF realiza uma avaliação das necessidades de saúde da população e da capacidade de resposta do Estado e de outras organizações à situação. MSF só atua onde o Estado e organizações locais ou nacionais não conseguem responder, por falta de capacidade ou dificuldade de acesso. Quando já existe uma mobilização capaz de atender às necessidades de saúde da população, ou quando as necessidades maiores não são na área da saúde, o papel de MSF é limitado e, por isso, a organização não intervém.

MSF já teve projetos no Brasil?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

Entre 1991 e 2009, Médicos Sem Fronteiras desenvolveu projetos de saúde no Brasil que envolveram do combate a uma epidemia de cólera na Amazônia à oferta de cuidados a pessoas sem acesso a serviços de saúde em Vigário Geral e vítimas da violência no Complexo do Alemão. Desde então, MSF atuou em Alagoas e na Região Serrana do Rio de Janeiro, pontualmente, durante as enchentes de 2010 e 2011. Entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, MSF levou ajuda humanitária a mais de 1 mil haitianos na cidade de Tabatinga, no Amazonas, além de sensibilizar autoridades para a urgência da situação.

O que vocês fazem no Brasil?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

Hoje, mantemos um escritório no Rio de Janeiro que concentra esforços no recrutamento de profissionais, na captação de recursos financeiros para apoiar projetos de MSF pelo mundo, na informação e sensibilização da sociedade para crises humanitárias internacionais e na representação da organização junto a instituições brasileiras.

MSF oferece treinamentos médicos ou outros?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

Em algumas situações, a capacitação de profissionais locais é parte das atividades necessárias para atingir os objetivos do projeto. Normalmente, esse treinamento é oferecido a equipes que já trabalham com a organização. Em situações excepcionais, realizamos treinamentos em nossas áreas de expertise para os quais são convidados profissionais de ministérios da saúde ou de outras instituições, como a capacitação para a oferta de cuidados de saúde mental a vitimas de desastres naturais, realizado, por exemplo, por ocasião das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011.

Como vocês escolhem os países onde trabalham?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

A decisão sobre os locais onde realizamos projetos é sempre pautada pelas necessidades de saúde da população, e não por opiniões políticas, ideológicas ou religiosas, ou ditada por interesses econômicos. Para decidir pela abertura de um projeto, profissionais experientes da organização realizam uma avaliação in loco, por meio da qual analisam as condições de saúde da população; as instituições/organizações presentes; o possível papel de MSF no local, entre outros fatores. É feito um planejamento e, então, o projeto é iniciado.

Quais são os projetos de saúde, em linhas gerais, que vocês desenvolvem?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

Trabalhamos prioritariamente com situações de emergência, mas oferecemos também serviços de saúde nas áreas da saúde básica, saúde da mulher e da criança, saúde de populações em deslocamento, doenças negligenciadas, saúde mental e cirurgias. Os projetos são sempre definidos de acordo com as necessidades da população e a existência ou não de organizações locais, governamentais ou não, capazes de suprir tais necessidades.

Onde MSF trabalha?

Enviado por admin_msf em 03/04/2017

Atualmente, MSF atua em cerca de 70 países. Esse número varia de acordo com a quantidade de projetos que são iniciados e encerrados a cada ano. Apesar de ser uma organização com foco em emergências, Médicos Sem Fronteiras atua também em emergências crônicas, como é o caso de países onde o sistema de saúde é praticamente inexistente ou inoperante, ou onde epidemias, como a de Aids, afetam um grande número de pessoas e o tratamento não é acessível. Em alguns desses países, a presença das equipes de MSF pode se estender por anos.

Páginas

Subscrever RSS - Sobre MSF