• Local: Universidade de Fortaleza | Auditório A1
  • Data: 11 de novembro - sexta-feira
  • Horário: das 8h30 às 13h30
mais informações

OFICINA CAMPANHA DE ACESSO

AVALIAR

A partir da exibição do filme “Fogo nas Veias”, que revela problemas graves relacionados ao sistema de patentes, e do debate com Felipe de Carvalho, da Campanha de Acesso a Medicamentos de MSF-Brasil, estudantes de graduação e demais interessados participaram de diferentes dinâmicas sobre o tema e as questões que o envolvem.

Os discentes de Jornalismo tiveram a oportunidade de cobrir a oficina e produzir uma matéria jornalística. Uma banca examinadora avaliou os trabalhos, observando especialmente clareza, objetivo, redação, criatividade, nível de informação e outros aspectos.

Para os alunos de Direito, houve uma atividade cujo foco foi a discussão de soluções e encaminhamentos (direcionados para tomadores de decisão, formadores de opinião e instituições relacionadas) sobre temas como, por exemplo, a falta de transparência das empresas farmacêuticas; o uso do dinheiro público em pesquisas; e os modelos colaborativos para desenvolver medicamentos.

Estudantes de outros cursos e demais participantes da oficina puderam sugerir ideias e ações de como popularizar o debate sobre as falhas e as transformações necessárias no modelo de inovação baseado em patentes, baseado em temas semelhantes à atividade anterior. O intuito foi buscar formas de tornar o debate acessível, simples e atrativo para a sociedade civil.

atividades

Uma série de atividades, em onze diferentes locais, para você se conectar com MSF. Uma delas tem a sua cara!