• Local: Senac – auditório
  • Data: 25 de novembro – sábado
  • Horário: 8h30 às 17h30
mais informações

Seminário de Jornalismo

Ajuda Humanitária em Pauta - como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias

Profissionais e estudantes de comunicação de Vitória e Vila Velha têm agora a oportunidade de participar de um seminário de jornalismo sobre cobertura de conflitos armados, desastres naturais e epidemias. Promovido por Médicos Sem Fronteiras (MSF), o evento vai debater o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo, além de apresentar dicas sobre como fazer uma boa cobertura jornalística desses contextos.

O evento será realizado dia 25 de novembro, no auditório do Senac Espírito Santo - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira, Vitória.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Para participar, inscreva-se aqui.

Programação:

8h30 – 9h | Recepção

9h – 9h15 | Apresentação do Conexões e avisos gerais

9h15 – 10h45 | O trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Palestrante: Ana Lemos é diretora de comunicação de MSF-Brasil. Formada em Publicidade e Relações Públicas, fez pós-graduações em Gestão Ambiental; Estudos de Paz e Resolução de Conflitos; além de Relações Internacionais e Geopolítica. Com MSF, já atuou em países como Hungria, Libéria, Moçambique, Nigéria, Palestina, Quênia, Sudão, Suíça, Tanzânia e Zimbábue.

10h50 – 11h20 | Fontes para a cobertura de crises humanitárias
Palestrante: Claudia Antunes é jornalista pela UFRJ e foi bolsista da Fundação Nieman para Jornalismo. Já foi repórter, editora e colunista, com passagens por redações como Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Piauí. Cobrindo variados temas, já esteve em diversos países da América Latina e África, como Angola, Argélia, Peru e Venezuela. Atualmente é coordenadora de relações com a imprensa de MSF-Brasil.

11h25 – 12h30 | A comunicação em MSF – Como funciona a relação com a imprensa e de que forma podemos apoiar as coberturas
Palestrante: Claudia Antunes

12h30 – 13h45 | Almoço

13h45 – 15h | O trabalho do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur)
Palestrante: Flávia Faria é Assistente de Informação Pública do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, no Brasil. Publicitária formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, possui Especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Trabalha no Acnur desde 2015, e antes atuou como Assistente de Comunicação do PNUD Brasil e em agências de comunicação e publicidade.

15h05 – 15h25 | Exibição de vídeo: Sônia Bridi conta os bastidores da reportagem do Fantástico num campo de refugiados em Uganda

15h30 – 17h | Bastidores de cobertura de crise humanitária na Jordânia
Palestrante: Nathalia Tavolieri é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e fez pós-graduação em videojornalismo. Atualmente, cursa Ciências Sociais na USP. Trabalhou nas revistas Globo Rural, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e Época. Visitou os campos de refugiados sírios de Za’atari e Azraq, na Jordânia, em outubro de 2016. Desde fevereiro, integra a equipe do Profissão Repórter, da TV Globo.

Regras de inscrição

O evento é exclusivo para profissionais e estudantes de comunicação, com prioridade para jornalistas e outros profissionais de mídia, assim como estudantes de Jornalismo e Rádio e TV. Seguindo estes critérios, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os formulários serão recebidos até as 12h de 24 de novembro, mesmo que já tenhamos preenchido todas as vagas, pois haverá lista de espera.

Todas as pessoas receberão e-mail indicando o procedimento na chegada ao evento. As comunicações serão enviadas até as 17h dos dias 22, 23 e 24 de novembro, considerando os inscritos até as 12h da data correspondente.

Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!

atividades

Uma série de atividades, em treze diferentes locais, para você se conectar com MSF. Uma delas tem a sua cara!