• Local: Cine Metrópolis (UFES)
  • Data: 30 de novembro – quinta-feira
  • Horário: 19h30
mais informações

Conversas

Há mais de 40 anos, MSF trabalha levando ajuda humanitária às pessoas em meio a conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. A organização trabalha também para combater a invisibilidade das pessoas que vivem em meio a essas crises, e têm seu sofrimento constantemente negligenciado. Conexões MSF abre um importante espaço para que esses temas sejam tratados publicamente.

Debate: Migrações contemporâneas - contextos, mensagens e desafios

Será exibido o curta-metragem de animação “Desculpe, me afoguei”, seguido por uma conversa entre profissionais de MSF-Brasil e acadêmicos capixabas sobre a situação de migrantes na América Central, apatridia e outros assuntos relacionados ao tema de migração.

Os debatedores convidados são: Jean-François Véran, antropólogo referente de MSF-Brasil; Viviane Mozine Rodrigues, professora da Universidade de Vila Velha (UVV) e Coordenadora do NUARES - Núcleo de Apoio aos Refugiados no ES e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na UVV; Brunela Vincenzi, professora do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo e titular da CSVM na UFES. A mediação será realizada pelo Defensor Público da União João Marcos.

Inspirada em uma carta aparentemente encontrada junto ao corpo de uma vítima de afogamento no mar Mediterrâneo, a animação aborda a realidade de milhões de pessoas que fogem de guerras e perseguições políticas. Embora não possamos saber a verdade sobre quem escreveu a carta, sabemos que o que ela descreve é real. Essa realidade não pode continuar.

Direção: Hussein Nakhal, David Habchy
Duração: 6’35’’ | Classificação indicativa: 14 anos | Local: Cine Metrópolis (UFES) – Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus de Goiabeiras, Vitória

Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!

atividades

Uma série de atividades, em treze diferentes locais, para você se conectar com MSF. Uma delas tem a sua cara!