Há mais de 40 anos, MSF trabalha levando ajuda humanitária às pessoas em meio a conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. A organização trabalha também para combater a invisibilidade das pessoas que vivem em meio a essas crises, e têm seu sofrimento constantemente negligenciado. Conexões MSF abre um importante espaço para que esses temas sejam tratados publicamente. Em dois encontros, especialistas em doenças negligenciadas e nos atuais modelos de pesquisa e inovação médica falarão sobre os panoramas atual e futuro da oferta de cuidados às pessoas mais vulneráveis.
16/05 - Inovação médica em estado de emergência
Local: Casa do Lago
Horário: 18 horas
Após exibição do filme “Fogo nas veias”, que mostra os impactos negativos das patentes sobre a resposta global a epidemias, haverá um bate-papo com especialistas sobre o atual estado do sistema de inovação médica, baseado em patentes e monopólios.
- Felipe de Carvalho, da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de MSF
- João Lino Vendito, representante do núcleo de Campinas da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV
- Dr. Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo e doutor em Física pela Sorbonne
- Mediação do Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp.
Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!
17/05 - Debate Mobilização social na luta contra as doenças negligenciadas
Local: Casa do Lago
Horário: 14 horas
- Lucia Brum, referente em doenças infecciosas emergentes de MSF
- Ana Maria de Arruda Camargo, assistente social do HC/Unicamp e membro do Conselho Consultivo da Findechagas
- Artur Custódio, coordenador nacional do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase)
- Mediação da psicóloga Letícia Nolasco