Você está aqui

Vida em campo

Muitas vezes, a imagem associada a Médicos Sem Fronteiras (MSF) é a do médico arriscando sua vida para realizar cirurgia em tempos de guerra ou a da enfermeira cuidando de uma criança desnutrida. É verdade: fornecer cuidados de emergência às populações em perigo e necessidade é um desafio em si, mas isso nem sempre é tão impressionante e heroico quanto parece. Antes de iniciar as etapas para trabalhar com MSF no exterior, você deve compreender as razões que te levam a tomar essa decisão. Pergunte-se: você está idealizando o trabalho em campo ou, de fato, está fazendo uma escolha baseada em reflexão? Sua motivação e seus valores estão realmente em concordância com um projeto de MSF? Você está considerando o estresse e as dificuldades frequentemente enfrentadas pelos profissionais da organização em campo?

Atualmente, MSF mantém projetos em mais de 60 países em meio a situações de conflitos armados, epidemias, desastres naturais e exclusão do acesso à saúde. Cada um dos projetos tem sua particularidade e, em todos eles, a segurança das equipes e dos pacientes é aspecto fundamental para MSF. Entre os profissionais, a diversidade cultural é uma constante e a flexibilidade para adaptar-se às adversidades que possam surgir é uma característica essencial.

Conheça as principais características de nossos projetos em campo e as questões sobre as quais você deve refletir ao considerar juntar-se a nós.