Foto: Maria Abdalla/MSF

Sobre MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias.

Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

MSF leva ajuda médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde.

A organização pauta sua atuação nos princípios da neutralidade, imparcialidade e independência.

Foto: Mariana Abdalla/MSF

Ação médica acima de tudo

A atuação de Médicos Sem Fronteiras é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde se encontram.

Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorre em casos de extrema urgência –, a organização pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos. Esse tipo de ação se dá prioritariamente em períodos de crise, quando o equilíbrio anterior de uma situação é rompido e a vida das pessoas é ameaçada.

A atuação de MSF respeita as regras da ética médica, em particular, o dever de oferecer auxílio sem prejudicar qualquer indivíduo ou grupo e a imparcialidade, garantindo o direito à confidencialidade. Ninguém pode ser punido por exercer uma atividade médica de acordo com o código de ética profissional, não importando as circunstâncias, nem quem são os beneficiários.

70 países

Nossas equipes trabalharam em mais de 70 países em 518 projetos.

68 mil profissionais

Cerca de 68 mil profissionais de diferentes áreas e nacionalidades compõem a organização.

97%

Organização independente com 97% de seu financiamento proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.

Princípios

Todos os profissionais que atuam com MSF, sejam médicos, especialistas em saúde ou de outras áreas, devem sempre honrar os seguintes princípios, descritos na carta de princípios da organização:

Independência

Médicos Sem Fronteiras é independente: não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando atuar com base em sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Essa independência de ação é garantida por sua independência financeira, já que, de todo o financiamento de MSF, 97,2% é proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.

Imparcialidade

Médicos Sem Fronteiras oferece ajuda humanitária e cuidados de saúde àqueles que mais precisam, sem discriminação de raça, gênero, religião, nacionalidade ou convicção política. A organização define o público que será priorizado com base, exclusivamente, na avaliação das necessidades de saúde identificadas. A possibilidade de aliviar o sofrimento de indivíduos por meio da ação médica é o que determina e norteia as atividades de Médicos Sem Fronteiras.

Neutralidade

Em situações de conflito, MSF não toma partido. A neutralidade é crucial para as equipes conseguirem chegar a qualquer pessoa afetada, independentemente do lado do conflito em que esteja. A neutralidade de MSF é possibilitada pela sua total independência financeira de governos ou partes envolvidas em conflitos.

Transparência

MSF avalia constantemente os projetos que implementa e presta contas à sociedade e aos doadores sobre a gestão dos recursos captados e resultados de suas ações. A origem e a utilização dos recursos são apresentadas de forma clara e acessível. Para reforçar esse compromisso, os relatórios financeiros são auditados por empresas independentes e redigidos em conformidade com os padrões da International Financial Reporting Standards (IFRS). São também publicados relatórios anuais, que trazem o resumo das atividades desenvolvidas em campo e a análise crítica dos progressos, obstáculos e aprendizados. MSF também preza pela transparência na relação com seus pacientes e, coerente com essa transparência, informa-os sobre as escolhas que faz e sobre as decisões que toma no que se refere à sua atuação médica.

Ética médica

As ações de MSF são, acima de tudo, médicas. O trabalho da organização é norteado pelas regras da ética médica universal. Em primeiro lugar, vem o dever de prestar assistência a quem precisa, sem prejudicar indivíduos ou grupos. A ética médica fala de respeito à autonomia e à confidencialidade dos pacientes e também de seu direito a acessar todas as informações necessárias para que possam consentir procedimentos e tomar decisões com respaldo. Cada indivíduo é tratado com dignidade e respeito e recebe cuidados médicos de qualidade.

Manifestando-se publicamente

Para MSF, levar ajuda médico-humanitária às pessoas significa estar próximo delas e conhecer suas necessidades, seu sofrimento. A organização entende como parte fundamental de seu trabalho chamar a atenção para as situações vividas por essas pessoas, de modo a tornar públicas as crises humanitárias com as quais trabalha.

Como organização neutra, imparcial e independente, MSF comunica apenas aquilo que é de seu conhecimento por meio do contato direto: atividades que realiza, sejam elas médicas ou não; e depoimentos de pacientes e interlocutores das comunidades com as quais trabalha. Toda comunicação é cuidadosamente pensada de forma a não comprometer a segurança daqueles que estão em campo, tanto profissionais como pacientes.

Quando diante de determinadas situações, MSF pode criticar abertamente ou denunciar a ruptura de convenções internacionais e violação de direitos, como o deslocamento forçado de populações, o retorno obrigado de refugiados, atos de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Carta de Princípios

A organização Médicos Sem Fronteiras leva ajuda médico-humanitária às populações em perigo e às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer discriminação racial, de gênero, religiosa, filosófica ou política.

Trabalhando com neutralidade e imparcialidade, Médicos Sem Fronteiras reivindica, em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária, a liberdade total e completa do exercício de suas atividades.

Os membros da organização se empenham em respeitar os princípios deontológicos de sua profissão e em manter total independência em relação a todo poder, bem como a toda e qualquer força política, econômica ou religiosa.

Voluntários, eles compreendem os riscos e os perigos dos trabalhos que realizam e não reclamam para si qualquer compensação que não seja aquela oferecida pela organização.

Nossa estrutura

Médicos Sem Fronteiras é coordenada por profissionais de várias nacionalidades e a maioria deles já trabalhou em projetos humanitários em diversos lugares do mundo. Todos que trabalham na organização respiram os ideais humanitários e concordam com a Carta de Princípios de Médicos Sem Fronteiras. A organização é composta por 23 escritórios nacionais e 12 filiais.

O Escritório Internacional de Médicos Sem Fronteiras está baseado em Genebra, na Suíça, onde se encontra o Presidente Internacional da organização, atualmente o Dr. Christos Christou.

As associações estão vinculadas a cinco diretorias operacionais que gerenciam os programas de assistência humanitária de MSF. Outras unidades, incluindo centros de abastecimento e unidades médicas, também dão suporte às nossas atividades.

Escritórios, unidades, diretorias e associações de MSF se interconectam e trabalham juntos de várias maneiras e são formalmente unidos como um movimento por um nome compartilhado, um compromisso compartilhado com os princípios e os Estatutos de MSF, e associação compartilhada de MSF Internacional.

México

MSF México

msf.mx

Canadá

MSF Canadá

doctorswithoutborders.ca

  • telefone para contato 00 1 416 964 0619
  • telefone para contato msfcan@msf.ca
  • telefone para contato
    551 Adelaide Street West
    Toronto
    Ontário M5V 0N8
    Canadá

EUA

MSF EUA

doctorswithoutborders.org

Colômbia

MSF Colômbia

msf.org.co

Brasil

MSF Brasil

msf.org.br

  • telefone para contato +55 21 35273636
  • telefone para contato doador@msf.org.br
  • telefone para contato
    Av. Rio Branco, 135 - 11º andar
    Centro
    Rio de Janeiro RJ
    CEP 20.040-912
    Brasil

Chile

MSF Chile

  • telefone para contato
    Santiago
    Chile

Uruguai

MSF Uruguai

  • telefone para contato +598 2914 8730
  • telefone para contato
    Sinergia – World Trade Center
    Luis Alberto de Herrera 1248 – Torre Plaza
    Unidad 051 - CP 11300
    Montevideo
    Uruguay

América Latina

MSF América Latina

msf.org.ar

  • telefone para contato 00 54 11 5290 9991
  • telefone para contato info@msf.org.ar
  • telefone para contato
    Av. Santa Fe 4559
    1425
    Ciudad de Buenos Aires
    Argentina

Irlanda

MSF Irlanda

msf.ie

Reino Unido

MSF Reino Unido

msf.org.uk

Noruega

MSF Noruega

legerutengrenser.no

Suécia

MSF Suécia

lakareutangranser.se

  • telefone para contato 00 46101993200
  • telefone para contato info.sweden@msf.org
  • telefone para contato
    Fredsborgsgatan 24, 4th floor
    Box 47021
    100 74 Stockholm
    Suécia

Dinamarca

MSF Dinamarca

msf.dk

  • telefone para contato 00 45 39 77 56 00
  • telefone para contato info@msf.dk
  • telefone para contato
    Strandlodsvej 44, 2,
    DK- 2300 København S
    Dinamarca

Finlândia

MSF Finlândia

laakaritilmanrajoja.fi

  • telefone para contato
    Kumpulantie 5,
    00520 Helsinki
    Finlândia

Moscou

MSF Moscou

ru.msf.org

Polônia

MSF Polônia

  •  
  • telefone para contato
    Varsóvia
    Polônia

Alemanha

MSF Alemanha

aerzte-ohne-grenzen.de

Holanda

MSF Holanda

artsenzondergrenzen.nl

Bélgica

MSF Bélgica

msf-azg.be

França

MSF França/OCP

msf.fr

Luxemburgo

MSF Luxemburgo

msf.lu

  • telefone para contato 00 352332515
  • telefone para contato info@msf.lu
  • telefone para contato
    68, rue de Gasperich
    L-1617 Luxembourg
    Luxemburgo

Suiça

MSF Suiça/OCG

msf.ch (Francês)
msf.ch (Alemão)

Espanha

MSF Espanha/OCBA

msf.es

Portugal

MSF Portugal

msf.org.pt

Itália

MSF Itália

medicisenzafrontiere.it

  • telefone para contato 00 390688806000
  • telefone para contato msf@msf.it
  • telefone para contato
    Via Magenta 5
    00185 Rome
    Itália
    Portugal

Áustria

MSF Áustria

aerzte-ohne-grenzen.at

República Tcheca

MSF República Tcheca

aerzte-ohne-grenzlekari-bez-hranic.czt

Grécia

MSF Grécia

msf.gr

  • telefone para contato 00 302105200500
  • telefone para contato info@msf.gr
  • telefone para contato
    15 Xenias St.
    115 27 Athens
    Grécia

Emirados Árabes Unidos

MSF Emirados
Árabes Unidos

msf-me.org

Líbano

MSF Líbano

msf-lebanon.org/en

Índia

MSF Índia

msfindia.in

Cingapura

MSF Cingapura

Austrália

MSF Austrália

msf.org.au

Nova Zelândia

MSF Nova Zelândia

msf.org.nz

Hong Kong

MSF Hong Kong

msf.hk

  • telefone para contato 0085229594229
  •  
  • telefone para contato office@msf.org.hk
  • telefone para contato
    22/F Pacific Plaza
    410–418 Des Voeux Road West
    Sai Wan
    Hong Kong

Taiwan

MSF Taiwan

msf.org.tw

China

MSF China

msf.org.cn

  • telefone para contato 861085326607
  •  
  • telefone para contato info@china.msf.org
  • telefone para contato
    2-3-31, SanLiTun Diplomatic Residence Compound
    SanLiTun Dong San Jie
    Chaoyang District 100600
    Beijing

Coréia do Sul

MSF Coréia do Sul

msf.or.kr

Japão

MSF Japão

msf.or.jp

  • telefone para contato 0081352866123
  •  
  • telefone para contato office@tokyo.msf.org
  • telefone para contato
    3rd Fl. FORECAST Waseda FIRST
    1-1 Babashitacho
    Shinjuku-ku
    Tóquio 162-0045
    Japão

África Ocidental e Central

MSF África
Ocidental e Central

África Oriental

MSF África
Oriental

msf.or.ke

África do Sul

MSF África do Sul

msf.org.za

  • telefone para contato 0027114034440
  •  
  • telefone para contato office-joburg@joburg.msf.org
  • telefone para contato

    9th Floor, Zurich House
    70 Fox Street, Marshalltown
    Joanesburgo
    África do Sul

    PO Box 61624
    Marshalltown 2107
    África do Sul

Operação colaborativa

Médicos Sem Fronteiras é uma organização composta por pessoas movidas pela ideia associativa, que compartilham dos valores e princípios descritos na Carta de MSF. Os membros das diversas associações de MSF têm a responsabilidade de acompanhar, debater e se manifestar, por meio do voto, acerca das atividades realizadas em campo, da atuação dos profissionais e do desenvolvimento da organização.

As principais decisões de MSF são tomadas pelo Conselho Internacional em Genebra, na Suíça. Uma equipe de profissionais experientes busca soluções para os problemas e questões apresentados pelas equipes de MSF no mundo. Cada um dos 28 países onde MSF mantém escritórios conta com um Conselho de Administração, composto, em sua maioria, por profissionais da área médica. Cada um deles se responsabiliza por garantir que as decisões tomadas nas Assembléias Gerais sejam executadas e os diretores executivos, escolhidos.

Também é da alçada do Conselho de Administração assegurar que os princípios de MSF sejam sempre respeitados.

Agora que você conhece um pouco sobre MSF, que tal ler nossa história completa ?