Seja doador Fale com MSF FAQ Trabalhe conosco
Área do Doador Facebook Twitter Instagram Linkedin
destaque internas

Pessoa Física

Como posso fazer uma doação para MSF?

É muito fácil tornar-se um Doador Sem Fronteiras: basta acessar a página de doações do nosso site aqui, preencher o valor que deseja doar e a forma de pagamento que for mais conveniente para você. Assim, você se tornará um Doador Sem Fronteiras e, com sua contribuição mensal, irá nos ajudar a salvar vidas.

As contribuições mensais são fundamentais para conseguirmos nos planejar melhor e para respondermos rapidamente a emergências em qualquer lugar do mundo.

Caso queira fazer uma única doação, clique aqui . Toda ajuda é muito importante!

Médicos Sem Fronteiras aceita doações de empresas?

MSF aceita parcerias e doações de empresas que tenham afinidade com seus princípios e sejam socialmente responsáveis. Esse apoio é muito importante para que a organização continue salvando vidas pelo mundo. Para mais informações sobre como se tornar uma empresa colaboradora, clique aqui.

 

Como MSF utiliza os recursos arrecadados?

A política de MSF determina que pelo menos 80% dos recursos arrecadados devem ser empregados diretamente nos projetos que desenvolvemos em todo o mundo. O restante é utilizado para conseguirmos mais doadores, para administração e outras atividades de apoio. Esse é o nosso compromisso, sermos eficientes e transparentes, e empregar os recursos recebidos da melhor forma.
 
Para consultar nossos relatórios anuais clique aqui.

MSF aceita doações de materiais, remédios ou alimentos?

Infelizmente, nós não aceitamos doações de materiais, remédios ou alimentos. MSF desenvolveu um sistema único de kits prontos, que seguem os padrões internacionais da organização e podem ser enviados aos diferentes países rapidamente. Esse sistema garante que nossos profissionais receberão todos os materiais necessários para o projeto no qual se encontram. Também é importante que as equipes já estejam familiarizadas com o equipamento que recebem no projeto.  Além disso, a compra de material, quando necessária, pode ser realizada diretamente nos países onde estão os projetos.

Como posso pagar minha doação? Quais as formas de pagamento disponíveis?

Oferecemos 3 modalidades de pagamento:

  • Débito automático em conta corrente: você escolhe o valor de sua doação, escolhe a melhor data para débito, e o valor será debitado automaticamente de sua conta na data escolhida. Se você optar por se tornar um Doador Sem Fronteiras, mensalmente, na data escolhida por você, o valor será debitado.
  • Débito automático em cartão de crédito: você escolhe o valor de sua doação, escolhe a melhor data para débito, e o valor será debitado automaticamente de seu cartão de crédito na data escolhida. Se você optar por se tornar um Doador Sem Fronteiras, mensalmente, na data escolhida por você, o valor será debitado.
  • Boleto bancário: você escolhe o valor de sua doação, e, em caso de doação única, imprime o boleto diretamente de nosso site. Caso opte por se tornar um Doador Sem Fronteiras, receberá mensalmente em sua casa o boleto de doação. Ressaltamos que essa não é a melhor forma de fazer sua doação, por gerar muitos custos administrativos para Médicos Sem Fronteiras. Doando através de débito em conta ou cartão de crédito, você nos ajuda a economizar com gastos administrativos e, na prática, garante que possamos aplicar mais verba diretamente em nossos projetos de ajuda médica e humanitária.

Por que os boletos têm data de vencimento?

A data de vencimento impressa no boleto é apenas indicativa. A maioria dos doadores prefere assim para facilitar seu planejamento financeiro. Oferecemos três opções de data de vencimento (05, 15, 25) para que o doador possa escolher a mais conveniente. Após o vencimento, o boleto pode ser pago no Banco Bradesco.

Nos planejamos para receber as doações nas datas indicadas e agradecemos àqueles que puderem pagar nestas datas.

Como pagar um boleto bancário que está vencido?

A data do vencimento é apenas indicativa, logo este boleto ainda é válido. Porém, após esta data, o pagamento deverá ser feito em qualquer agência do banco Bradesco. Não será cobrada multa ou mora. Se precisar, mande um e-mail para doador@msf.org.br ou ligue para 21 2215-8688 ou 0800 021 1197 (ligando de qualquer telefone fixo) e solicite um novo boleto.

Por que é preciso informar o código de segurança do cartão de crédito?

Porque as administradoras de cartão de crédito solicitam o código de segurança para aprovar a cobrança no cartão. Sem ele, não podemos fazer o processamento da doação.

MSF envia recibo das doações?

Sim. Enviamos um recibo e também informações sobre os nossos projetos.

As doações para MSF podem ser deduzidas do imposto de renda?

Infelizmente, a atual legislação brasileira não permite essa dedução. Segundo o Regulamento do Imposto de Renda - RIR (Decreto nº 3.000, de 26/03/1.999), não há dedução no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para doações a projetos como os realizados por MSF.

As atividades de MSF não se enquadram em nenhuma das categorias que oferecem benefício fiscal no Brasil, pois somos uma organização humanitária internacional da área da saúde. 

Como posso atualizar meus dados?

Para qualquer atualização em seu cadastro, visite a área do doador ou entre em contato com MSF pelo telefone 21 2215-8688 ou 0800 021 1197 (ligando de qualquer telefone fixo) ou escreva para o e-mail doador@msf.org.br.

Quais os procedimentos para cancelar a doação mensal?

Você pode cancelar sua doação quando desejar. Entre em contato com MSF pelo telefone 21 2215-8688 ou 0800 021 1197 (ligando de qualquer telefone fixo) ou escreva para o e-mail doador@msf.org.bre solicitando o cancelamento de sua doação.

Como posso ser um Doador Sem Fronteiras?

Para se tornar um Doador Sem Fronteiras é muito fácil: clique aqui e escolha o valor que quer doar mensalmente. Se preferir, ligue para 21 2215-8688 ou 0800 021 1197 (ligando de qualquer telefone fixo) ou escreva para doador@msf.org.br  e informe o valor de sua contribuição mensal. É graças à fidelidade de nossos Doadores Sem Fronteiras que podemos planejar nossas ações e estar sempre preparados para responder rapidamente a emergências em todo o mundo.

Posso visitar um projeto de Médicos Sem Fronteiras?

MSF atua em situações de emergência como áreas de conflitos, catástrofes naturais, epidemias e fome. São contextos em que não podemos garantir a segurança de visitantes, e, por isso, é muito raro autorizarmos visitas de pessoas que não sejam profissionais da organização nos projetos.

Como posso saber que minha doação está sendo aplicada da forma correta?

Um dos valores de Médicos Sem Fronteiras é a transparência. Todos os anos produzimos relatórios auditados que mostram o valo arrecadado em doações e como utilizamos essas doações. Para ter acesso aos relatórios financeiros, clique aqui.

Por que vocês preferem receber doações mensais?

É graças à fidelidade de nossos doadores que podemos planejar nossas ações e estarmos sempre preparados para responder a emergências em qualquer lugar do mundo. Além disso, tornando-se um Doador Mensal, podemos economizar nas ações de captação de novos doadores e reduzimos nosso custo administrativo. Na prática, isso significa que podemos aplicar uma verba maior diretamente em nossas ações médicas.

O que vou receber caso me torne um Doador Sem Fronteiras (doador regular)?

Ao se tornar um Doador Sem Fronteiras, você receberá: 

- Kit boas-vindas com uma carteirinha personalizada de MSF e um manual do doador sem fronteiras;

- Newsletter online mensal;

- InformAção (revista semestral); e

- Relatório anual com informação sobre os projetos realizados no ano por MSF.

Qual o valor mínimo para doação?

O valor mínimo para doação é de R$10,00. Esse é o valor mínimo para que possamos cubrir nossos gastos administrativos.

Quais as formas de doação disponíveis?

Há diferentes formas de contribuir com o trabalho de Médicos Sem Fronteiras:

  • para ser um Doador Sem Fronteiras, fazendo uma contribuição mensal, clique aqui.
  • para fazer uma Doação Única, clique aqui;
  • para fazer uma doação através de sua empresa, clique aqui;
  • você pode definir que parte da herança que deixará será destinada a Médicos Sem Fronteiras. Para saber mais, clique aqui;
  • você pode organizar ações para captar recursos para nossos projetos. Para saber mais, clique aqui.

Médicos Sem Fronteiras aborda pessoas na rua para captar recursos?

Temos uma equipe de captadores de recursos nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro, fornecendo informações sobre o trabalho da organização e convidando as pessoas a tornarem-se Doadores Sem Fronteiras. Eles estão uniformizados com um jaleco da organização e não recebem doações em dinheiro. 
contato
  • Formulário de Contato
  • .......................................
  • Rua do Catete, 84
    Catete - Rio de Janeiro - RJ
    CEP 22220-000 - Brasil
    Telefone: (21) 3527-3636
    Relacionamento com Doador:
    (21) 2215-8688 ou
    0800 021 1197 (ligando de qualquer telefone fixo)

mídias
  • Twitter
  • Facebook

Médicos Sem Fronteiras, inscrita no CNPJ sob o nº 00.988.096/0001-48, é uma associação sem fins lucrativos que, nos termos da legislação tributária brasileira, goza de isenção com relação aos tributos federais devidos sobre suas receitas próprias.