Projetos de MSF no Iêmen contemplam apoio a emergências e suporte às instalações de saúde locais

Organização está presente em diversos distritos do país e oferece serviços diversos, de acordo com as necessidades de cada região

iemen-msf143772-msf

MSF é uma organização humanitária internacional que atua em cerca de 70 países do mundo. No Iêmen, MSF está presente em diversas províncias. Em Aden, Amran, Hajja and Al-Dhale’, a organização atendeu mais de 1.600 feridos de guerra. A organização trata pacientes de acordo com os princípios de independência, neutralidade e imparcialidade. MSF levou ao país mais de 100 toneladas de itens de ajuda humanitária para as instalações de saúde que administra e também àquelas que presta suporte no país. Abaixo, estão elencadas as atividades de MSF no Iêmen.

Aden – MSF está administrando um Hospital Cirúrgico de Emergência no complexo de Al-Sadaqa, no distrito de Sheikh Othman, de forma independente, além de prestar suporte ao centro de saúde de Crater com medicamentos e combustível para o gerador de energia. Desde 19 de março deste ano, MSF atendeu mais de 1 mil pessoas feridas em Aden. O hospital conta com seções de emergência, centro cirúrgico, departamento ambulatorial, fisioterapia, psicoterapia, raio-x, laboratório e farmácia. Em breve, MSF vai dar início às atividades de uma clínica móvel cirúrgica para oferecer cuidados ambulatoriais a pacientes que precisam de cirurgia, mas não têm acesso ao hospital de MSF para receber cuidados médicos.

Amran – Desde a última semana, MSF passou a oferecer consultas gerais por meio de clínicas móveis para deslocados internos que deixaram suas casas em diversas regiões iemenitas. Mais de 320 consultas gerais foram oferecidas e a atividade está ainda em andamento. Além disso, MSF prestou suporte em diversas localidades onde há deslocados. Esse suporte inclui o fornecimento de taques de água, suprimento de água, itens não alimentares e kits de higiene para mais de 500 famílias de deslocados localizadas em 12 diferentes regiões no Khamer. As atividades de suporte aos deslocados internos também contemplam promoção de saúde e a limpeza do sistema de esgoto do Mercado Central de Khamer.

MSF está prestando suporte ativamente aos serviços de saúde essenciais em 12 departamentos do hospital de Al-Salam, do Ministério da Saúde, nas alas de emergência, unidade de cuidados intensivos, operações cirúrgicas, centros de nutrição pediátrico e intensivo, hospitalização, unidade de neonatal, sala de parto, cuidados de pré-natal, banco de sangue, laboratório, vacinação e sala de curativos. MSF também está prestando suporte ao centro de saúde de Huth com medicamentos, oxigênio, equipamento logístico, suporte em recursos humanos, eletricidade e sistema de referência.

Hajja – MSF está prestando assistência aos deslocados internos com a distribuição de água e itens não alimentares, além de oferecer consultas médicas gerais no centro de saúde do distrito de Bani Hashim. MSF também ofereceu serviços de emergência e essenciais para pessoas feridas no hospital de Haradh.

Al-Dhale’ – MSF ainda está conduzindo serviços de saúde no hospital de Al-Nasser, administrado pelo Ministério da Saúde. O suporte inclui sala de emergência 24 horas e sete dias por semana, cuidados pós-operatórios, esterilização, laboratório, controle de infecção, administração do lixo hospitalar e referências.

Além disso, MSF está prestando suporte ao centro de saúde de Al-Azarik, apoiando os departamentos de cuidados de pré e pós-natal, sala de emergência, planejamento familiar, partos normais, programas de imunização, nutrição e encaminhamentos ao hospital de Al-Nasser. Em Qataba, a organização oferece suporte à sala de emergência, 24 horas e sete dias por semana, à sala de observação, ao laboratório e ao gerenciamento dos resíduos hospitalares do hospital de Al-Salam, administrado pelo Ministério da Saúde. MSF também está prestando suporte a diversos centros de saúde nos hospitais de Jaffea e Al-Habilain com o suprimento médico e equipamentos.

Saada – MSF está prestando suporte à sala de emergência, à ala de trauma ortopédico e à maternidade do hospital de Al Jumhuri, na cidade de Saana, com uma equipe médica formada por profissionais internacionais e locais. A organização também está apoiando o centro de saúde de Haidan com um médico, sistema de referência e medicamentos, e está planejando ampliar o apoio à instalação.

Taiz: MSF tem oferecido suporte material, medicamentos de emergência e suprimentos cirúrgicos aos hospitais de Al-Jumhori e Al-Rawdah que receberam pessoas afetadas pela violência nem meio à recente onda de confrontos, ainda em andamento. Uma equipe de MSF está em campo avaliando as necessidades para oferecer o apoio adicional requerido.

Sanaa: MSF tem oferecido suporte urgente em meio a emergências aos hospitais locais por meio do Ministério da Saúde. Após a explosão na Montanha Noqum, em 11 de maio, a organização ofereceu materiais de emergência e medicamentos aos hospitais de A-Thawra e Al-Jumhori. MSF respondeu de forma semelhante a diversas emergências em Sanaa desde o início de 2015.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print