Nigéria: MSF começa a tratar crianças contaminadas por chumbo

Após início da reparação do solo, primeiro grupo de crianças do vilarejo de Bagega são atendidas

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) finalmente pode dar início ao tratamento de crianças afetadas pela contaminação por chumbo no vilarejo de Bagega. No primeiro dos quatro grupos que receberão cuidados médicos, MSF começou o tratamento de 34 crianças à base da terapia de quelação, para remover o chumbo do sangue; 126 crianças serão monitoradas pela organização. MSF afirma que esse é apenas o começo, já que não é possível tratar as crianças dos demais três grupos até que o chumbo tenha sido removido com sucesso de suas casas.

A contaminação aguda por chumbo em crianças pode causar graves danos cerebrais e morte. MSF trata vítimas da crise de contaminação por chumbo em Zamfara – a pior já registrada – desde que foi descoberta em 2010, e, até o momento, mais de 2.500 crianças foram tratadas1. Até recentemente, a organização não podia iniciar o trabalho em Bagega porque o solo não tinha sido descontaminado. Nesse contexto, a reparação envolve a remoção do solo contaminado por chumbo e o processamento dos resíduos minerais do vilarejo, dos complexos residenciais, casas e prédios, áreas comuns, poços e lagos. A descontaminação é condição essencial para o tratamento médico, caso contrário, as crianças continuarão sendo continuamente expostas às toxinas do chumbo, comprometendo a efetividade do tratamento.

“MSF está muito feliz por, finalmente, após três anos, ter iniciado o tratamento médico em Bagega”, afirma Simon Tyler, representante de MSF na Nigéria. “MSF está, no entanto, muito consciente de que este grupo é apenas o primeiro de quatro que estão precisando de tratamento médico urgente em Bagega. A descontaminação em andamento precisa ser finalizada antes da chegada das chuvas, para que possamos atender todas as crianças necessitadas do vilarejo.”

Os pacientes estão divididos em quatro grupos, de acordo com o período em que a descontaminação de suas casas será concluída. Com a primeira seção de Bagega descontaminada, MSF pode iniciar o tratamento do primeiro grupo. Além de as crianças estarem recebendo a terapia de quelação, centenas de outras crianças com níveis moderados de chumbo em seu sangue, que ficam abaixo do nível para tratamento, serão monitoradas pelas equipes médicas de MSF. Ao todo, a previsão é de que entre 600 e 800 crianças sejam tratadas por MSF em Bagega.

A descontaminação só pode ser realizada durante a estação das secas. Os atrasos na liberação de recursos urgentemente necessários traduziram-se em operações de descontaminação tardias e os esforços devem ser triplicados para que o procedimento termine antes da chegada das chuvas.

“Realizamos muito mais do que o esperado em um período muito curto de tempo em Bagega, mas nossas equipes estão sob enorme pressão para que a descontaminação seja concluída em um prazo muito apertado”, conta Simba Tirima, diretor de operações da Fundação TerraGraphics, responsável pelo processo de descontaminação. “Infelizmente, os atrasos processuais desaceleraram significativamente nosso ritmo. Agora, tudo depende das chuvas. Estamos trabalhando muito para garantir que todas as crianças de Bagega tenham oportunidade de receber o tratamento de MSF o quanto antes.”

A solução para a crise em Zamfara demanda uma abordagem em dose tripla: tratamento médico, descontaminação e práticas mais seguras de mineração. MSF continua sustentando a argumentação de que práticas de mineração mais seguras devem ser introduzidas para garantir que as pessoas envolvidas no processo podem realizar seu trabalho sem que exponham a si próprias e a outros à contaminação por chumbo.
 
1 Em março de 2010, MSF respondeu a reports de que crianças estavam morrendo misteriosamente em comunidades do estado de Zamfara, no norte da Nigéria. Cerca de 400 crianças morreram e milhares outras foram diagnosticadas com níveis excessivos e sem precedentes de chumbo em seu sangue. Foi o pior surto de contaminação por chumbo da história. Confira em: https://www.msf.org.br/noticias/1467/contaminacao-por-chumbo-na-nigeria-e-hora-de-agir/

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print