México: MSF e a Secretaria de Saúde de Oaxaca assinam acordo para melhorar o acesso a teste e tratamento de Chagas

“A ideia é que o modelo possa ser replicado a outras regiões onde Chagas é também endêmica, para beneficiar tantos pacientes quanto possível”, diz coordenador de MSF

Os habitantes do município de San Pedro Pochutla e da cidade de Mazunte, na municipalidade de Tonameca, estado de Oaxaca, poderão ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença de Chagas após a assinatura de um acordo entre a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a Secretária de Saúde do Estado.
“O projeto, que vai durar dois anos, busca desenvolver um modelo integrado de cuidados que seja contemplado no sistema de saúde e garanta diagnóstico e tratamento de pessoas vivendo com a doença”, diz Marc Bosch, coordenador-geral de MSF no México. “A ideia é que possa ser replicado a outras regiões onde Chagas é também endêmica, para beneficiar tantos pacientes quanto possível.”
 
Por meio do projeto, MSF planeja oferecer suporte técnico para o pessoal da instalação de saúde localizada na área de intervenção com o objetivo de atrair, diagnosticar e tratar pacientes que estejam vivendo com a doença de Chagas. A prevalência estimada da doença entre a população nas áreas de alcance é de 4 a 12%.
 
A Unidade Médica Brasileira contribuiu ativamente no desenvolvimento e na implementação do projeto, tendo realizado, em parceria com a coordenadora médica local de MSF, as primeiras avaliações sobre a prevalência da doença na região e as necessidades da população acerca do diagnóstico e tratamento, atestando a pertinência do projeto. “MSF, neste caso, vai atuar como catalisador de ações médicas e políticas públicas para o enfrentamento da doença de Chagas no contexto mexicano, tendo como principal objetivo desenvolver a capacidade de resposta médica local. A ideia é promover, por meio de formações continuadas, a sustentabilidade e o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença de Chagas e suas complicações no longo prazo, incentivando o comprometimento das autoridades como responsáveis por combater um grande problema de saúde pública”, afirma Lucia Brum, coordenadora de doenças infecciosas emergentes de MSF. Ainda neste mês, Lucia vai a Oaxaca para treinar os profissionais de saúde locais para dar início às atividades médicas na área de abrangência do projeto.
 
A organização também prestará suporte ao suprimento de testes rápidos para diagnóstico, eletrocardiogramas e dos medicamentos Benzonidazol e Nifurtimox para o tratamento de pacientes durante os seis primeiros meses do projeto.
 
O projeto também vai prestar suporte ao Programa de Controle Vetorial na tentativa de erradicar o inseto transmissor da doença na área de intervenção e treinar equipes médicas na prevenção da transmissão da doença de mãe para filho e na realização de transfusões de forma segura.
 
Desde 1999, MSF oferece diagnóstico e tratamento gratuitamente para a doença de Chagas por meio de projetos em Honduras, Nicarágua, Guatemala, Colômbia, Bolívia, Paraguai e, mais recentemente, Itália e México. Até o momento, a organização testou mais de 90 mil pessoas para a doença e tratou mais de 6 mil pacientes.

A doença de Chagas é uma doença parasitária sistêmica e crônica transmitida por vetores – por meio das fezes de insetos triatomíneos ou barbeiros contaminados pelo parasita –, alimentos contaminados (transmissão oral); transfusões de sangue contaminadas ou de mãe para filho (congênita).
 
A patologia é endêmica em 21 países nas Américas, mas imigrantes contaminados podem levar a doença a países não endêmicos, como tem sido observado nos últimos anos. Estima-se que, na região das Américas, cerca de 100 milhões de pessoas estejam em risco de contrair a doença e 8 milhões já estejam infectadas (mais de 95% das pessoas infectadas nunca tiveram acesso a diagnóstico, tampouco tratamento). Estima-se que haja 56 mil novos casos da doença todos os anos, gerando 12 mil mortes por ano.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print