Bangladesh: em menos de dois meses, MSF atendeu 30 mil refugiados

Número é cinco vezes maior do que no mesmo período do ano passado. Total de profissionais atuando na região de Cox´s Bazar passa de 200 para 1 mil

Total de profissionais atuando na região de Cox´s Bazar passa de 200 para 1 mil

Desde 25 de agosto, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) prestou atendimento médico a 30 mil pacientes na área de Cox´s Bazar, em Bangladesh, um número cinco vezes maior do que no mesmo período do ano passado.  Nos últimos meses, a região recebeu mais de meio milhão de refugiados Rohingya que fugiram do estado de Rakhine, no vizinho Mianmar. Eles se somaram às 200 mil pessoas procedentes de Mianmar que já haviam cruzado a fronteira bengali.

Os acampamentos informais em que os refugiados se assentaram estão congestionados, sem abrigos nem saneamento adequados. Há necessidade urgente de mais comida e água potável. MSF vem pedindo o aumento da ajuda humanitária na região, e alerta para o risco de uma emergência de saúde pública, caso a situação não melhore logo.

Para fazer frente às necessidades de saúde crescentes em Cox´s Bazar, o número de profissionais de MSF na área passou de 200 para 1 mil, distribuídos em sete projetos médicos. A quantidade diária de pacientes atendidos pela organização passou de 200 em julho último para 2 mil em meados deste mês de outubro. As principais queixas das pessoas atendidas são infecções respiratórias e diarreias, doenças relacionadas às condições de higiene precárias nos acampamentos. Além de oferecer cuidados de saúde, MSF vem distribuindo água potável e realizando atividades de saneamento, como a construção de latrinas.

MSF já atuava na área, onde desde 2009 mantém uma clínica em Kutupalong. O número de leitos para internação nessa clínica foi aumentado de 50 para 70. A unidade está realizando por semana 2.500 consultas ambulatoriais e 1 mil atendimentos na emergência. Uma segunda unidade com enfermaria está em construção em Balukhali, com foco em saúde materno-infantil, e será inaugurada em breve. Além disso, MSF está montando dois postos de saúde e operando clínicas móveis. A organização também pretende abrir mais duas instalações de saúde com capacidade para internação.

Além da resposta médica, MSF construiu 200 latrinas, 25 poços e um sistema de abastecimento de água por gravidade, além de transportar para os assentamentos em caminhões-pipa uma média diária de 100 metros cúbicos de água, retirados do poço que abastece a clínica de Kutupalong. A construção de latrinas e a abertura de poços está sendo feita em coordenação com o Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente e outras instituições.

Em relação à situação em Mianmar, MSF teme que os Rohingya que permanecem no estado de Rakhine sejam forçados a fugir. Os que continuam lá estão sem acesso a ajuda humanitária, incluindo comida e cuidados médicos. Organizações humanitárias internacionais independentes continuam sem permissão para atuar em Rakhine, onde o governo de Mianmar, que é parte do conflito, só autorizou a presença de poucas instituições de ajuda. MSF pede o acesso irrestrito ao estado de Rakhine para a distribuição de ajuda de forma imparcial, para todos em necessidade.

A organização se opõe à ideia de construção de campos para deslocados internos e retornados em Rakhine, que poderiam agravar a separação entre os Rohingya e outras comunidades, dificultando uma solução de longo prazo.

 

Onde estão localizados os projetos de MSF em Cox´s Bazar

Acampamento improvisado de Mainnerghona
Um posto de saúde foi instalado em 1º de outubro e está sendo expandido para funcionar como uma clínica ambulatorial. MSF tem um sistema de ambulâncias para encaminhar pacientes que necessitam de internação urgente.

Acampamento improvisado de Burma Para
Uma rede de vigilância sanitária e um ambulatório estão sendo instalados. A construção começou no dia 12 de outubro, e as atividades começarão em breve.

Centro de saúde com enfermaria
O projeto é construir uma instalação temporária com 30 a 50 leitos.

Acampamento improvisado de Jamtoli
Um posto de saúde funciona desde setembro e será ampliado para oferecer serviços ambulatoriais adicionais, incluindo sala de parto e leitos para exames. Duas clínicas móveis serão operadas na periferia do acampamento.
 
Acampamento improvisado de Hakimpara
Uma clínica móvel vem sendo operada em Hakimpara desde 8 de outubro; há planos de implementar mais duas clínicas móveis, além de instalar um ambulatório na entrada do acampamento.
 
Acampamento improvisado de Unchiparang
Um ambulatório está sendo ampliado para incluir sala de parto e leitos de consulta.

Centro de Recepção de Hajjakahli
Uma clínica móvel iniciou suas atividades no dia 8 de outubro, com exames de detecção de desnutrição, cuidados básicos de saúde e monitoramento no ponto de travessia da fronteira.

Acampamento improvisado de Baggoha/Putibunia
Uma clínica móvel começou a funcionar no fim de setembro e foi ampliada para funcionar como posto de saúde.

Acampamento improvisado de Balukhali (OCA)
Uma enfermaria recém-construída, com capacidade para 30 a 50 leitos, será aberta nas próximas semanas. MSF também abriu um posto de saúde na parte do acampamento em que os recém-chegados se estabeleceram. Outros dois postos de saúde devem ser abertos nas próximas semanas.

Acampamentos improvisados de Kutupalong (OCA)
Uma clínica que já funcionava desde 2009 foi ampliada de 50 para 70 leitos e é atualmente a maior estrutura de saúde de MSF em Cox´s Bazar. Os serviços incluem consultas ambulatoriais; sala de emergência 24 horas por dia; uma enfermaria com quatro alas, incluindo cuidados neonatais, adultos e pediátricos; laboratório de serviços básicos; serviços de saúde sexual e reprodutiva e um departamento de saúde mental. A clínica colabora com autoridades locais de saúde (que são autorizadas a usar o laboratório de MSF para exames de cólera) e ONGs locais (oferecendo cuidados para pacientes com tuberculose). Desde 25 de agosto, um novo posto de saúde foi aberto próximo dali e dois outros devem ser abertos nas próximas semanas.

Outras atividades

MSF planeja abrir clínicas móveis adicionais e postos de saúde para servir às pessoas que estão vivendo no acampamento improvisado de Hakimpara. MSF também apoia o Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a cólera com assessoria técnica, sensibilização comunitária e suporte logístico. MSF está preparando suprimentos de emergência e locais de isolamento em toda a área, para o caso de surtos ou outro evento crítico de saúde.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print