Arte se conecta à ajuda humanitária em Salvador

Parte do evento Conexões MSF, grafite Diário de Arte foi finalizado no dia 4 de junho

Arte se conecta à ajuda humanitária em Salvador

No último domingo, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) ganhou uma homenagem artística que marcou as paredes da estação rodoviária Nova Lapa, na cidade de Salvador, na Bahia. A entrega do grafite Diário de Arte, feito pelos artistas Éder Muniz e Raphael Ribeiro, foi parte do encerramento do evento Conexões MSF, realizado em Salvador do dia 27 de maio ao dia 4 de junho.

No grafite pintado por Éder e Raphael, a ação humanitária é representada por um pássaro que se conecta ao ser humano, fazendo uma alusão à mensagem de ultrapassar fronteiras para oferecer cuidado e assistência. “Esse trabalho busca a essência do médico. É a ideia de estar próximo do paciente, de entender cada caso, ou seja, de sair desse ponto comercial que a gente vê hoje, essa comercialização da medicina”, explica Éder. “É incrível poder juntar o nosso trabalho com a ajuda humanitária, e poder mostrar e falar disso aqui, na Lapa”, diz o artista.

Para Raphael, a exposição dessa obra em um lugar de grande circulação é motivo de orgulho. “MSF realiza seu trabalho de ajuda em lugares de guerra e onde as pessoas estão sofrendo. Poder fazer esse painel é compartilhar um pouco dessa história para a população, e isso, para mim, foi fantástico”, diz ele.

O painel, feito ao longo das duas últimas semanas, ficará exposto na estação pelos próximos meses na entrada dos ônibus da estação Nova Lapa.

Estação Nova Lapa
Av. Vale do Tororó, s/n
Bairro Tororó
Salvador, BA
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print