Afeganistão: MSF recebe 66 pacientes após confrontos pesados em Kunduz

MSF lançou plano de gestão de vítimas em massa para lidar com influxo de feridos

afeganistao-msf149203-andrew_quilty_oculioculi

Após confrontos pesados tomarem Kunduz, no Afeganistão, o centro de trauma da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) na cidade recebeu 102 pacientes somente na manhã do dia 28 de setembro e está operando em capacidade máxima. Um plano para o manejo de vítimas em massa foi lançado para lidar com o influxo intenso de pacientes feridos.

“Trinta e seis pacientes chegaram em estado grave, com ferimentos abdominais e na cabeça graves. Nós estruturamos 18 leitos extras, elevando a capacidade máxima para um total de 110 leitos [no centro de trauma], a fim de lidar com o nível de admissões sem precedentes”, diz Guilhem Molinie, representante de MSF no Afeganistão. “O hospital de MSF é a única instalação desse tipo em toda a região nordeste do Afeganistão, oferecendo cuidados de trauma de alto nível e gratuitos. Nossos médicos tratam todas as pessoas de acordo com suas necessidades médicas e não fazem distinções baseadas na raça, etnia, religião ou afiliação política dos pacientes.”

MSF atua no Afeganistão desde 1980. Em Kunduz, assim como no restante do país, profissionais nacionais e internacionais trabalham juntos para garantir a melhor qualidade de tratamento às pessoas. MSF apoia o Ministério Público da Saúde no hospital de Ahmad Shah Baba, no leste de Cabul, na maternidade de Dasht-e-Barchi, no oeste de Cabul, e no hospital de Boost, em Lashkar Gah, na província de Helmand. Em Khost, no leste do país, MSF administra uma maternidade. A organização conta apenas com financiamento privado para seus projetos no Afeganistão, não aceitando recursos de governo algum.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print