Abertura do Conexões MSF em Salvador tem música, dança, filme e conversa sobre ajuda humanitária

O público baiano acompanhou documentário sobre o Ebola, debate sobre o trabalho de MSF e apresentação da Escola Olodum

Abertura do Conexões MSF em Salvador tem música, dança, filme e conversa sobre ajuda humanitária

Arretada! A abertura do Conexões MSF Salvador não poderia ser diferente na capital baiana. Cerca de 110 pessoas assistiram na noite do dia 27 de maio à exibição do filme “Affliction – O Ebola na África Ocidental” no Palacete das Artes, além de um debate sobre o trabalho da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e da apresentação da Escola Olodum.

Se a chuva estava causando preocupação em alguém, a batida forte da Escola Olodum tratou de limpar o tempo e colocar todo mundo de pé. O grupo levou alegria ao público pouco antes das atenções se voltarem para um assunto mais sério: a maior epidemia de Ebola na África Ocidental, documentada no filme Affliction.

A obra, parte da programação de abertura, explora diferentes aspectos do surto nos três países mais afetados – Serra Leoa, Guiné e Libéria. Os depoimentos de chefes de aldeia, pacientes, sobreviventes e trabalhadores humanitários sobre o medo, a rejeição, o estigma, o impacto da quarentena, a mortalidade, as falhas da resposta internacional e a falta de tratamento médico adequado para o Ebola comoveram quem estava presente.

Logo em seguida, a diretora-geral de MSF-Brasil, Susana de Deus, o médico de MSF Paulo Reis e o cirurgião de MSF Bruno Rocha esclarecem todas as dúvidas do público sobre o trabalho de MSF em cerca de 70 países. Eles falaram sobre suas experiências profissionais com a organização e reforçaram o convite para as demais atrações que acontecerão em Salvador. A jornalista Rita Batista foi a mediadora da conversa e contribuiu para o debate com seus 14 anos de carreira jornalística e ativismo no combate a intolerâncias de toda ordem.

O Conexões MSF Salvador ficará na cidade até 04 de junho, com uma série de atividades gratuitas em 16 locais. Acesse msf.org.br/conexoes e confira programação completa.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print