No Quirguistão, Médicos Sem Fronteiras (MSF) inaugurou um novo projeto focado na saúde das mulheres e continuou a administrar programas de saúde na província de Batken. Também apoiamos na resposta a COVID-19. 

 Nossas equipes começaram a preparar novas atividades em Sokuluk, província de Chuy, para melhorar a detecção precoce, o tratamento e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O Quirguistão está entre os países com maior prevalência de câncer do colo do útero e a falta de rastreamento ativo resulta no diagnóstico tardio de muitas mulheres. Nosso novo projeto vai testar a descentralização da prevenção e do tratamento do câncer, integrando a detecção e o tratamento aos serviços oferecidos pelas unidades básicas de saúde. 

 Na província de Chuy, que apresentou um alto número de casos de COVID-19, nossas equipes continuaram oferecendo atendimento domiciliar às pessoas com sintomas leves e moderados de COVID-19 e organizando encaminhamentos para aqueles que precisavam de tratamento hospitalar. Com a queda na taxa de novas infecções, interrompemos essas atividades em abril. 

 Após atrasos causados pela COVID-19 em 2020, nossas equipes finalmente puderam realizar, em 2021, uma avaliação abrangente em Aiderkan, província de Batken, para determinar a extensão da exposição das pessoas à poluição causada por metais pesados e os riscos que isso representa a sua saúde. Os resultados iniciais revelaram exposição crônica a metais pesados, incluindo arsênio e antimônio, especialmente entre as crianças. Como resultado, nossas equipes iniciarão atividades para tratar pacientes com altos níveis de contaminação por metais pesados em 2022, enquanto advogam por medidas clínicas e de saúde pública mais robustas para tratar e prevenir o risco de poluição por metais pesados. 

 Além disso, nossas equipes em Aiderkan continuaram oferecendo tratamento para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, bem como cuidados voltados para a saúde sexual e reprodutiva e o rastreamento para câncer de colo do útero e de mama. 

 Em abril, quando eclodiram os confrontos ao longo da disputada fronteira entre Quirguistão-Tajique, na província de Batken, nossas equipes se mobilizaram rapidamente para oferecer cuidados básicos de saúde e aconselhamento psicossocial às pessoas deslocadas. 

Filtrar por