Foto: MSF/Gulziyra Nurullaeva

No Uzbequistão, Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoia o Ministério da Saúde para melhorar o diagnóstico e o tratamento de pessoas com HIV e tuberculose (TB).  

Na capital, Tashkent, e arredores, MSF administra um laboratório móvel em parceria com o Centro Republicano de AIDS. Operando a partir de um ônibus especialmente equipado, a equipe oferece testes rápidos para HIV, hepatite C e sífilis, além de informações sobre opções de tratamento e encaminhamentos a especialistas para pessoas que de outra forma teriam dificuldade de acesso a diagnóstico e cuidados. Também trabalhamos com o Centro de AIDS de Tashkent para apoiar no diagnóstico e no tratamento de pessoas vivendo com HIV e coinfecções em situação de vulnerabilidade.   

Na República Autônoma de Karakalpakstan, administramos um programa de cuidados integrais para pacientes com tuberculose resistente e sensível a medicamentos. Continuamos apoiando a implementação de protocolos de tratamento que refletem as melhores práticas globais e promovemos regimes de tratamento mais curtos usando medicamentos para TB mais novos e adaptados.  

Em Nukus, capital do Karakalpakstan, e em Tashkent, concluímos nosso ensaio clínico inovador e multinacional TB-PRACTECAL, que investigou a eficácia e a segurança de um novo regime de tratamento para TB resistente a medicamentos. Em dezembro, com base nos resultados do estudo, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar esse regime para pacientes com tuberculose multirresistente ou resistente à rifampicina em suas diretrizes atualizadas. Em outubro, MSF lançou o ensaio operacional SMARRTT (regimes totalmente orais de seis meses para tratamento de tuberculose resistente à rifampicina, em tradução livre para o português) em Nukus, para garantir a ampliação da oferta desse regime de tratamento.

Dados referentes a 2022

1.550

Pessoas iniciaram tratamento para tuberculose

Filtrar por