Em Bangladesh, Médicos Sem Fronteiras (MSF) oferece cuidados de saúde aos refugiados Rohingya que escaparam da perseguição em Mianmar. Em 2022, também apoiamos respostas a inundações e surtos de diarreia.  

Nossas equipes ofereceram uma ampla gama de serviços em 10 instalações de saúde em Cox’s Bazar para atender a algumas das enormes necessidades dos mais de 920 mil refugiados Rohingya vivendo nos acampamentos, bem como de um número crescente de pacientes da comunidade local. As atividades incluem saúde geral, tratamento para doenças crônicas, apoio psicossocial e saúde da mulher.   

A partir de março, observamos um rápido pico do número de pacientes com sarna, que continuou acometendo pessoas durante todo o ano, resultando em um aumento significativo das internações em nossas instalações.   

Em abril, realizamos um estudo sobre água, higiene e saneamento nos campos de refugiados, que apontou que 88% dos residentes não tinham acesso a instalações sanitárias adequadas e em 76% dos banheiros disponíveis os resíduos estavam transbordando. 

No distrito de Kamrangirchar, na capital, Dhaka, colaboramos com o Centro de Prevenção e Pesquisa de Lesões de Bangladesh na condução de um estudo de viabilidade em duas fábricas de metal visando melhorar a segurança ocupacional e reduzir as lesões, com foco especial em mulheres e jovens trabalhadores. 

Em abril, observou-se um aumento dos casos de diarreia aquosa aguda nos hospitais de Dhaka. Em resposta, nossas equipes doaram soro fisiológico e outros materiais médicos ao Ministério da Saúde.  

Em julho, as equipes de MSF apoiaram a resposta do Comitê de Assistência à Reabilitação de Bangladesh a uma grave inundação em Sylhet, no Nordeste do país. Distribuímos água, kits de higiene e saneamento para as famílias e administramos clínicas móveis em barcos, oferecendo atendimento médico de emergência. 

Além disso, continuamos a oferecer apoio técnico ao Ministério da Saúde para conscientizar os profissionais de saúde e a comunidade acerca dos perigos do envenenamento por metanol e contribuímos para o desenvolvimento da Lei Nacional de Saúde Mental, publicada em 2022.  

 

 

 

Dados referentes a 2022

895.300

Consultas ambulatoriais

5.310

Partos assistidos

362.800

Consultas individuais de saúde mental

2.043 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

23.800

Pacientes internados

28 milhões de euros

Despesas

Filtrar por