Philomène e Elise, duas mulheres vivendo com HIV na RDC

Essa é a história de duas mulheres vivendo com HIV na República Democrática do Congo (RDC): Philomène, de 47 anos, tem mantido, com sucesso, o HIV sob controle há 14 anos, com a manutenção de um regime de tratamento à base de medicamentos antirretrovirais (ARV). Elise, por outro lado, tem apenas 12 anos. Ela também está lutando contra o HIV, mas tem encontrado dificuldades para recuperar suas forças e continuar tomando os medicamentos ARV, que são sua única chance de sobrevivência.

Em diferentes idades e momentos de suas batalhas contra o HIV, essas duas mulheres compartilham da mesma experiência, e que é muito habitual na RDC. O vírus está sempre presente na luta das duas para se juntarem às suas famílias e permanecerem com elas. Acima de tudo, a luta é para que continuem vivas.

Infelizmente, a experiência compartilhada termina aqui. Apesar do encorajamento e apoio à Elise, Philomène não pôde ajudar a jovem a superar suas dificuldades para digerir os medicamentos que salvam vidas e se manter no tratamento.

Elise perde sua batalha contra o HIV e morre. Ela deixa para trás mãe e família aflitas. Sua história trágica, que vem a se juntar a outras, que já são muitas, relata o conto devastador do HIV na RDC. (Fotos: Rosalie Colfs)

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print