Exibição do curta de animação “Desculpe, me afoguei” no Festival do Rio 2017

O filme sobre a travessia do mar Mediterrâneo será exibido em três sessões

Exibição do curta de animação “Desculpe, me afoguei” no Festival do Rio 2017

O Festival do Rio 2017 exibirá durante a Mostra Fronteiras o curta de animação “Desculpe, me afoguei”, fruto da colaboração entre Médicos Sem Fronteiras e o estúdio libanês Kawakeb. O curta, dirigido por Hussein Nakhal e David Habchy, será exibido em três sessões nos dias 8, 10 e 13 de outubro (horários e locais abaixo). A sessão do dia 8 será seguida de debate com Gabriel Nocito, profissional de MSF que atuou em campo de refugiados no Sudão do Sul; na resposta de emergência à desnutrição e surto de cólera na Etiópia; e em operações de busca e salvamento no mar Mediterrâneo.

O filme é inspirado em uma carta que circulou nas redes sociais em 2015 e que teria sido encontrada junto ao corpo de um refugiado sírio que se afogou no Mediterrâneo. Embora não se conheça a verdadeira origem do texto, ele exprime com precisão o sentimento dos que fogem de suas casas em busca de segurança e encontram fronteiras fechadas.

Narrado em árabe com legendas em português, “Desculpe, me afoguei” fala diretamente do caso dos sírios que tentam chegar à Europa atravessando o mar Mediterrâneo, fugindo da guerra que desde 2011 exilou quase 5 milhões de pessoas. A rejeição experimentada por eles, porém, se repete em outras regiões, no mar e em terra. Muitos países deixaram de lado sua obrigação de oferecer proteção e assistência a quem foge de conflitos, perseguição e violência. Em vez disso, construíram muros e barreiras.

“Desculpe, me afoguei” estreou em Beirute no final de maio e tem duração de 6,35 minutos.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print