Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra um hospital pediátrico na capital da Libéria, Monróvia, e atende pessoas com transtornos mentais e epilepsia em suas comunidades. 

Em 2021, continuamos oferecendo atendimento pediátrico especializado no Bardnesville Junction Hospital, que abrimos em Monróvia durante a epidemia de Ebola, há seis anos. Desnutrição, malária e infecções do trato respiratório inferior são algumas das condições mais comuns entre as crianças que tratamos. Retomamos o programa de cirurgia pediátrica do hospital, que havia sido interrompido em 2020 devido à pandemia de COVID-19, e realizamos cirurgias urológica, plástica reconstrutiva e de emergência. Também retomamos os programas presenciais de treinamento pediátrico para profissionais de saúde nacionais, como estudantes de enfermagem, anestesistas de enfermagem e médicos residentes. 

 

Saúde mental e epilepsia 

Medicamentos para saúde mental e distúrbios neurológicos, como a epilepsia, não são amplamente disponibilizados na Libéria. Pessoas com essas condições frequentemente enfrentam estigma social, que pode levar à exclusão, tanto de escolas como de empregos. Em 2017, começamos a apoiar instalações de saúde do município de Montserrado para diagnosticar e tratar pacientes com problemas de saúde mental ou epilepsia, e fornecer medicamentos essenciais. 

Em 2021, continuamos a ampliar nosso grupo de pacientes por meio de cinco unidades de saúde. Nossa equipe supervisionou os profissionais de saúde que tratavam pacientes em regime ambulatorial e fez encaminhamentos a hospitais quando necessário. Também coordenamos agentes psicossociais e voluntários de saúde comunitários para trabalhar com as famílias dos pacientes e com suas comunidades, abordando o estigma social. 

 

Preparação para o Ebola 

Depois que o Ebola ressurgiu na vizinha Guiné em 2021, enviamos uma equipe aos municípios de Nimba e Lofa para ajudar os trabalhadores de saúde a detectar e se preparar para possíveis casos de Ebola nas áreas que fazem fronteira com a Libéria.  

Dados referentes a 2022

20.300

Receberam cuidados para transtornos de saúde mental ou epilepsia

5.070

Crianças internadas em hospital

Filtrar por