No Zimbábue, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua preenchendo as lacunas na oferta de serviços de saúde, concentrando-se na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, no apoio a migrantes e pessoas deportadas e na resposta a surtos de doenças.  

Na capital, Harare, administramos um projeto que oferece serviços integrais de saúde sexual e reprodutiva (SSR) voltados para jovens por meio de nossa clínica em Mbare. Nossa equipe também está trabalhando para melhorar os serviços de SSR para adolescentes em um ambiente não médico em Epworth, utilizando uma abordagem baseada em pares – jovens em condições semelhantes – para a implementação de atividades de educação em saúde. Esses educadores são adolescentes treinados para facilitar o acesso aos serviços de SSR nas comunidades, aumentando a conscientização a respeito das atividades que desenvolvemos.   

Quando um surto de sarampo atingiu o país em 2022, MSF apoiou a resposta nacional, concentrando esforços nos distritos mais afetados da província de Manicaland. Nossas equipes realizaram vacinação, ofereceram atendimento ao paciente, rastreamento de contatos e treinamento. Por meio de serviços de promoção de saúde, aumentamos a conscientização da comunidade a respeito da doença e melhoramos a cobertura vacinal.  

Em Beitbridge e Plumtree, continuamos oferecendo cuidados médicos a migrantes, requerentes de asilo, pessoas deportadas e comunidades locais em situação de vulnerabilidade. Em 2022, construímos um centro de bem-estar no campo de refugiados de Tongogara, que a comunidade batizou de Baobab House. O centro oferece serviços de saúde mental, incluindo apoio individual, sessões de gerenciamento de estresse e atividades recreativas, para ajudar as pessoas a lidar com o estresse e o trauma.  

Em dezembro, encerramos nosso projeto de saúde ambiental em Harare, que implementou atividades para fortalecer a capacidade das comunidades de prevenir e responder a surtos de doenças. Tais atividades incluíram a perfuração, a reabilitação e a vedação de poços para melhorar o acesso à água potável e a criação de projetos comunitários de resíduos sólidos, biorresíduos e reciclagem de águas residuais na cidade, o que também contribuiu para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. 

Dados referentes a 2022

14.300

Consultas de planejamento familiar

390

Consultas individuais de saúde mental

120

Mulheres receberam cuidados voltados para o aborto seguro

Filtrar por