MSF presta assistência às pessoas afetadas pela operação militar na Cisjordânia

Incursões de busca por israelenses desapararecidos nas casas de palestinos envolvem o uso de cachorros, gás lacrimogênio e bombas

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) está oferecendo suporte psicológico às pessoas afetadas pela operação militar que está sendo conduzida atualmente pelo exército israelense no distrito de Hebron, na Cisjordânia. Em resposta a essa situação, um médico, cinco psicólogos e cinco assistentes sociais de MSF estão visitando as áreas mais afetadas diariamente.

“Nossos pacientes são pessoas que foram feridas, tiveram seus familiares detidos ou mortos ou ainda suas casas destruídas ou pilhadas”, explica Juan Carlos Cano, coordenador de MSF em Jerusalém.

cisA operação militar estruturada para localizar os israelenses que desapareceram do assentamento no dia 12 de junho envolvem pontos de controle nas ruas e nas estradas, buscas nas casas das pessoas e restrições de movimento da população, o que afeta a atividade normal em escolas e comércios e dificulta o acesso a instalações de saúde. De acordo com diversos pacientes, é comum o uso de cachorros em algumas dessas incursões, bem como gás lacrimogênio e pequenas bombas que são utilizadas para abrir as portas.
 
Desde o início da atuação na região, equipes de MSF têm prestado os primeiros-socorros psicológicos a 200 pessoas, além de sessões de aconselhamento em grupo para 654 pessoas. As crianças são as mais afetadas e estão em risco de desenvolver sintomas psicossomáticos, como neuroses, dificuldade para dormir e estado de preocupação constante. Os psicólogos acompanharão pacientes que podem, potencialmente, sofrer com sintomas pós-traumáticos.
 
Profissionais da área psicossocial também encaminham casos para outras organizações, para necessidades mais especializadas – médicas e sociais – e MSF forneceu alimentos para algumas famílias cujas casas foram demolidas.
 
Operações militares também estão em andamento no distrito de Nablus. MSF está presente na região, monitorando e avaliando as necessidades psicológicas para melhor estruturar sua resposta.
 
MSF atua nos Territórios Palestinos Ocupados desde 1989, oferecendo cuidados médicos e de saúde mental gratuitos em diversas localidades da Cisjordânia e de Gaza, além de responder a diferentes emergências. Desde 2001, MSF tem administrado um programa de suporte psicológico com componentes médicos e sociais no distrito de Hebron.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print