Entre 2018 e 2021, Médicos Sem Fronteiras (MSF) administrou um projeto destinado a reduzir as mortes durante a gravidez e o parto na Bolívia, país com algumas das mais altas taxas de mortalidade relacionadas com esses temas na América Latina.

A situação é especialmente grave em El Alto, a segunda maior cidade da Bolívia, onde as taxas estão entre as piores do mundo. Além disso, a Bolívia tem uma alta prevalência de gravidezes na adolescência – a última pesquisa de saúde mostrou que 30% das mulheres de 19 anos já são mães. No entanto, apesar do aumento do investimento em unidades de saúde pública nos últimos anos, a disponibilidade e a qualidade dos cuidados na região permanecem insuficientes. Além disso, a pandemia de COVID-19 impactou gravemente a oferta de serviços de saúde materna, neonatal e pediátrica por parte do sistema de saúde boliviano, dificultando ainda mais o acesso das mulheres a cuidados médicos adequados para si e para seus filhos.

Em 2018, lançamos um projeto para melhorar a oferta de cuidados de saúde materna em El Alto, apoiando duas maternidades em instalações de saúde pública. Nossas equipes aumentaram o acesso a partos seguros e prestaram serviços de alta qualidade e culturalmente adaptados, especialmente para as comunidades indígenas aimará, que mantêm crenças específicas no que diz respeito ao parto. Em 2021, essas atividades foram repassadas às autoridades locais, que recrutaram pessoal adicional para garantir a continuidade do serviço disponível 24 horas por dia para as comunidades locais.

Entre março e setembro, nossas equipes apoiaram a resposta do sistema de saúde boliviano à pandemia de COVID-19 na cidade de Cochabamba e em cinco unidades de saúde na região de Beni. Implementamos medidas de prevenção e controle de infecções, prestamos serviços de saúde mental, promoção de saúde e treinamento para trabalhadores da linha de frente.

Dados referentes a 2022

800

Partos assistidos

2.300

Consultas ambulatoriais

2.350

Consultas de planejamento familiar

Filtrar por