MSF ainda não tem autorização para atuar em região afetada por terremoto no Paquistão

Profissionais da organização estão prontos para prestar assistência há mais de uma semana

Há onze dias, o primeiro de dois graves terremotos atingiu a área de Awaran, na província de Baluchistão, no Paquistão. Apesar de discussões diárias com o governo do Paquistão, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) ainda não recebeu permissão para trabalhar na área afetada.
 
“Desde o primeiro terremoto, em 24 de setembro, MSF tem dialogado com diferentes representantes, com o objetivo de enviar profissionais e suprimentos para a área de Awaran. Entretanto, o governo do Paquistão ainda não nos concedeu permissão para entrar”, afirma Chris Lockyear, gerente de operações de MSF. “Onze dias é muito tempo para as pessoas esperarem por ajuda humanitária. É fundamental que as autoridades permitam a assistência humanitária imparcial na área de Awaran para responder às necessidades não atendidas”.
 
Há mais de uma semana, profissionais de MSF estão prontos para prestar assistência médica e humanitária em Awaran, incluindo atendimento a vítimas de traumas, atendimento básico de saúde e apoio no fornecimento de água e saneamento. Enquanto isso, relatórios informam que, nos locais onde a ajuda do governo não conseguiu chegar, ainda existem necessidades humanitárias não atendidas.
 
A província de Baluchistão, onde MSF já está trabalhando, é uma das regiões mais pobres do Paquistão e tem um dos piores indicadores de saúde do país. As taxas de desnutrição já são altas em diversas áreas, tornando as crianças especialmente vulneráveis a doenças como malária e aquelas decorrentes de más condições de higiene.
 
“Os indicadores de saúde já são baixos em Baluchistão”, afirma Lockyear. “Estamos preocupados com as pessoas pobres, o impacto do terremoto irá piorar a situação”.
 
 
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma associação médica humanitária independente de quaisquer grupos militares ou políticos, que fornece assistência médico-humanitária às pessoas que precisam em aproximadamente 70 países no mundo.
 
Em outras partes do Paquistão, profissionais de MSF estão oferecendo cuidados de saúde primário e secundário às pessoas afetadas por conflitos armados e sem acesso a atendimento médico. As equipe de MSF estão fornecendo atendimento médico de emergência no Território Federal das Áreas Tribais e nas províncias de Khyber Pakhtunkhwa, Baluchistão e Sindh.
 
MSF depende apenas de contribuições financeiras privadas de pessoas em todo o mundo e não aceita financiamento de nenhum governo, agência doadora, grupo militar ou grupo com afiliação política para desenvolver suas atividades no Paquistão.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print