MSF abre inscrições para oficina de jornalismo

Autor da melhor reportagem elaborada ao final do curso irá conhecer um dos projetos de MSF no exterior

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Jornalismo “Ajuda Humanitária em Pauta – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”, promovida pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). O workshop, que será realizado nos dias 2, 9, 23 e 30 de novembro, é voltado para estudantes de jornalismo, ou de outros cursos afins, interessados em trabalhar com ajuda humanitária e comunicação.

“Com essa oficina, queremos contribuir para que esses jovens afiem o olhar e, ao se depararem com uma pauta sobre um conflito ou uma determinada crise político- econômica, percebam as consequências humanitárias que se escondem por trás daquela situação. Também queremos apresentar aos estudantes possibilidades profissionais na érea humanitária”, disse Susana de Deus, diretora geral de MSF-Brasil.
 
Além de palestrantes de Médicos Sem Fronteiras, a oficina contará com a participação de representantes de outras instituições com experiência em assuntos relacionados a crises humanitárias, como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (EsDEC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os jornalistas Adriana Carranca e Fábio Zaninni, do Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo, respectivamente, também participarão do workshop, compartilhando com os estudantes suas experiências profissionais.

As inscrições são gratuitas. Os estudantes interessados devem preencher uma ficha de inscrição, enviar uma carta de interesse, um texto de sua autoria e o currículo. O domínio da língua inglesa é imprescindível, já que, ao final da oficina, haverá um concurso de reportagem e o autor do melhor texto será enviado para um dos projetos de Médicos Sem Fronteiras no exterior, para produzir uma matéria in loco, que será publicada no site de MSF-Brasil.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print